sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Christian Lacroix – Trajes de Cena


O ambiente intimista, criado para abrigar as peças da exposição “Christian Lacroix – Trajes de Cena” em São Paulo, reforça ainda mais o clima mágico criado pelos figurinos da mostra. Em comemoração ao Ano da França no Brasil, a FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em parceria com o Centre National du Costume de Scène - CNCS (Centro Nacional do Traje de Cena), em Moulins, na França, apresenta a exposição que reúne 100 peças de figurinos criados por Lacroix para importantes espetáculos, entre o teatro, o balé e a ópera.


Lacroix nasceu em Arles, sudeste da França, em 1951. Estudou História da Arte na Universidade de Montpellier e também na Escola do Louvre. Mais tarde entrou para o mundo da moda e trabalhou em grandes maisons como a Hermès e a Patou, até que em 1986 criou a Maison Christian Lacroix. É sabido, entretanto, que esse gênio dos tecidos encontra, de fato, verdadeira satisfação nos figurinos que constrói para os mais diversos espetáculos.




Figurinos em exposição


Desde a segunda-feira, 24 de agosto, quem passou pela FAAP pôde conferir verdadeiras obras de arte, peças extremamente elaboradas, repletas de detalhes minuciosos e que foram usadas por artistas de grandes espetáculos mundo a fora, como Otelo, Cinderela, Cosi Fan Tutte e Sharazade.


Antes da abertura da mostra a curadora do CNCS, Delphine Pinasa, ministrou uma palestra explicando como acontece o processo de conservação das roupas e como se deu a construção da exposição, explicitando inclusive, que o próprio Lacroix participou ativamente de algumas etapas.


Entre peças de roupas, vídeos de balés e maquetes (nome usado na mostra para designar os croquis ou esboços de Lacroix) o visitante passa por cenários deslumbrantes que quase sugerem o próprio espetáculo em si. Em Carmen e Arsa Y Toma, reunidos em uma única vitrine pela inspiração espanhola que contém, cravos vermelhos, brancos e amarelos foram espalhados pelo chão para dar tom que se pede.


Na sala central e mais importante de todas, tutus coloridos giram afixos no teto. Ao fundo, numa cortina gigante, o expectador se depara com a projeção de vídeos escolhidos por Christian Lacroix, que tanto podem ser dos próprios espetáculos, como aqueles usados por ele no seu momento de criação. Lá também os cravos se fazem presentes, junto com alguns looks feitos, inclusive, em plástico ou totalmente em jeans. Algumas peças giram em torno de si mesmas, detalhe que Pinasa explicou ser necessário para que se compreenda bem a coisa toda, já que numa apresentação de balé elas estariam em movimento boa parte do tempo.


A exposição fica aberta ao público até 01 de novembro de 2009, sempre de terças às sextas, das 10H às 20H e sábado, domingo e feriados, das 10H às 17H. Vale lembrar que grupos grandes podem agendar visitas guiadas gratuitas, pelo número (11) 3662 - 7200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário